COMO APLICAR EM CASA

FENG SHUI na ARQUITETURA e DECORAÇÃO

Equilibrando o Yin e o Yang

O BA-GUÁ

HARMONIZE

EQUILIBRIO ENERGÉTICO

HOME
ARQUITETURA
ENGENHARIA
CONSULTORIA
IMÓVEIS
ARTES
DICAS
FENG SHUI
CURRÍCULOS
Projeto Grátis

Feng Shui
Harmonia, felicidade e bem estar, equilibrando a energia vital fluente nos ambientes domésticos e empresariais , trazendo sorte, prosperidade e inspiração na sua vida .
ESPELHOS: a aspirina do feng shui, cura um grande número de problemas, exteriores e interiores.
LUZES: agentes de cura.
Orientações On line R$58,00.
DEPÓSITO: Banco Santander - Agência 3352 - creditado à JD Pinto - conta 010009540.
Para comprovação forneça o nº da Agência onde efetuou o depósito.

As respostas serão enviadas via e-mail, após a confirmação de depósito bancário.
Elaboramos também projetos de Feng-Shui ao custo de R$5,50 por m².


O  QUE É FENG SHUI
Técnica milenar chinesa de harmonização da energia da casa que invadiu o Ocidente
e modificou em vários aspectos a nossa visão e sensibilidade em relação à habitação.
Com o feng shui a disposição dos objetos, formas e cores passam a ter importância no ocidente.
O Feng Shui é a arte chinesa surgida há mais de 4.000 anos que busca reproduzir na arquitetura e decoração de sua casa a harmonia que existe entre os elementos da natureza.
Se você acredita que a organização dos objetos da casa interfere no humor, felicidade e qualidade dos relacionamentos da sua família, deveria então utilizar as regras do Feng Shui.
Com elas é possível melhorar o fluxo de energia vital ( Chi ) dentro da casa. Necessitamos buscar a harmonia entre as formas, tamanhos, cores e disposições de móveis e objetos. A busca da boa energia ou Chi auspicioso também é conhecida como Sheng Chi ("respiração benigna"). O Feng Shui tem como objetivo capturar este Chi e, sempre que possível, aproveitá-lo para o benefício de sua casa ou local de trabalho.
Equilibrando as forças naturais e canalizando corretamente as linhas de energia da terra, as poderosas e invisíveis energias do ambiente natural trabalham a seu favor, trazendo felicidade, boa fortuna e proteção contra a má sorte.
Os praticantes do Feng Shui afirmam que a casa determina a qualidade de vida de seus moradores.
Pode-se atribuir negativamente com a tristeza, depressão ou stress, com o direcionamento de fluxos de energia maléficos, também conhecidos como flechas envenenadas.
O Feng Shui tem instrumental suficiente para amenizar as insuficiências energéticas dos ambientes e torná-los propícios à sua vida. Ele busca uma boa distribuição da energia através de objetos que bloqueiam as más vibrações e da utilização adequada do espaço.

Conceitos do Feng Shui ditam pela organização e limpeza e utilização dos elementos naturais como canalizadores de energia.

Uma das técnicas mais difundidas no Feng Shui é a que utiliza um instrumento chinês chamado Ba-Guá. É com ele que você vai reorganizar os ambientes de sua casa, melhorando o fluxo de energia da residência. Não é difícil sua utilização, que será mostrada passo a passo.
Para entender como as forças representadas pelos símbolos encontrados no Ba-Guá interagem na produção do equilíbrio e desequilíbrio da atmosfera, é necessário conhecer:
· Os cinco elementos e seus ciclos construtivo e destrutivo
· As forças Yin e Yang
· Os oito trigramas do I Ching
· Os quatro animais celestiais da mitologia chinesa
Numa tradução literal, Feng Shui quer dizer "Vento e água"

COMO APLICAR EM CASA

Ativar o bom Feng Shui é uma questão pessoal. Para que você obtenha o máximo de sucesso, é preciso que seus objetivos sejam claros. Para ativar a fortuna, você precisa criar bons fluxos de energia (chi) no setor que deseja ativar.

A principal técnica de Feng Shui difundida atualmente utiliza um instrumento chamado Ba-Guá. Com ele é possível reconhecer os ambientes de sua casa que precisam ser energizados e melhorados. Para dividir o espaço de sua residência e determinar para quais setores você quer trazer maior sorte, é necessário ter uma boa e precisa bússola.

1) Em primeiro lugar você deve posicionar-se na região mais central de sua casa. Em seguida, deve fazer um esboço do local (pode utilizar a planta da casa para isso).

2) Após localizar cada cômodo, coloque a bússola sobre o esboço ou planta da casa, definindo em que região (pontos cardeais) os cômodos estão localizados, definindo seus ângulos correspondentes.

3) Coloque em seguida, a imagem do Ba-Guá sobre o esboço ou planta da casa, com o Norte do Ba-Guá sobre o Norte geográfico identificado pela bússola. Assim, você já pode determinar quais são as posições de seus cômodos com relação aos ângulos correspondentes do Ba-Guá. Lá estarão as informações necessárias para melhorar cada ambiente de sua casa. Existem oito direções ao todo. Os quatro pontos cardeais e mais quatro direções secundárias.

Obs:
* Angulos inexistentes
Quando você faz a identificação dos ambientes com o Ba-Guá, é possível que esteja faltando um ângulo, talvez pela forma da casa. Nesse caso, você ficará sem a sorte que almeja neste setor. Tente "construir" esse ângulo. Isso pode ser feito tanto ampliando sua casa quanto usando um espelho de parede para ampliar a residência naquele ângulo.
* Se sua casa tiver mais de um andar, aplique as mesmas direções e ângulos em todos os níveis. Posicione-se no centro da casa e desenhe um esboço do local (você também pode utilizar a planta da casa), identificando cada ângulo de acordo com as direções da bússola.

4) Você irá assim apurar quais aspirações da vida correspondem a determinados cômodos da casa. O Ba-Guá possui diversos símbolos. Você precisa olhar cada um dos trigramas do Ba-Guá, conforme a disposição de cada um em relação aos cômodos.

Assim, só resta agora ativar os ambientes que estão com problemas ou em que você quer ter boa sorte.
* Dois problemas podem ocorrer:
- Caso o lado que você queira ativar esteja ocupado pelo toalete, esta é uma má notícia. Todas as energias deste ambiente acabam sendo drenadas. Pare de usar este aposento imediatamente.
- A cozinha nessa localização também diminui a sorte no setor correspondente.

FENG SHUI na ARQUITETURA e DECORAÇÃO
Um dos itens do Feng Shui é baseado na localização do terreno e na arquitetura de sua casa.
Segundo o Feng Shui, a harmonia é vista como um todo, construções vizinhas e relevos naturais próximos podem influenciar o fluxo de energia de sua residência. Partindo deste princípio, várias práticas podem ser adotadas na hora de definir a localização de sua casa ou apartamento.

Escolhendo o terreno
· Ao escolher o terreno num lote, verifique se todas as casas possuem dimensões semelhantes. O condomínio deve ser regular e equilibrado. Casas muito grande ou pequenas podem desarmonizar o fluxo de energia do conjunto
·Evite comprar terrenos com ruas retas de frente para sua casa
·Morar numa casa em que o terreno ainda não adquiriu sua vegetação e a terra esteja sendo trabalhada é prejudicial.
· Prefira terrenos quadrados ou retangulares. Os triangulares devem ser evitados
· Procure locais com árvores próximas. É sinal de bastante Chi saudável e traz boa sorte. Elas também ajudam a bloquear o fluxo de Chi prejudicial
· Terrenos em "T", "U" e "L" devem ser evitados

Construindo sua casa
· O equilíbrio entre o tamanho da casa e do terreno é fundamental. Não construa demais nem de menos
· Equilibre a parte cimentada com a área verde
· Sua casa deve estar posicionada no centro do terreno. Deixe a área da frente do terreno levemente maior que os fundos para dar proteção
· Se o terreno é pequeno, utilize luzes externas nestas regiões. Elas dão a sensação de amplitude. - - - Quando possuir locais assimétricos e quinas também utilize iluminação.
· Terrenos com grandes porções de terra ao redor da casa só trazem Chi benigno
· Janelas e portas devem ser proporcionais (três para uma) e nas dimensões e alturas dos aposentos
· Telhados em forma de pirâmide não são auspiciosos. Lembre-se que eram construções de túmulos de faraós
· Evite cômodos pequenos, baixos e estreitos
· Simetria é essencial. Evite construções assimétricas
· A entrada de veículos é o caminho principal para o fluxo de Chi da rua para sua casa. Não faça entrada para veículos de frente para a porta de entrada
· Equilibre as cores de sua casa em claras e escuras
· Se sua entrada de veículos for muito larga, o Chi se dispersará. Se for estreita, o Chi ficará comprimido
· Uma entrada em formato curvado é o desenho preferido do Feng Shui. Otimiza o fluxo de Chi da boa sorte, que se move de forma circular
· Evite cômodos com vigas expostas
· Quartos, estúdios e ambientes familiares nunca devem estar nos andares inferiores
· As escadas nunca devem começar diretamente na frente da porta principal, nem ficar de frente para as portas dos ambientes dos andares superiores
· Prefira as escadas curvas às retas, e não utilize degraus vazados porque permite que o Chi de boa sorte escape
· Evite apartamentos que possuem escadas à frente da porta de entrada

Influência de construções vizinhas
No Feng Shui moderno, os prédios e avenidas ocupam os lugares de colinas, montanhas e rios dos antigos mestres. Algumas armadilhas aparecem e construções vizinhas podem afetar o Feng Shui de sua residência.
· Nunca compre uma propriedade espremida entre dois prédios altos
· Evite residências de frente ou próximas a grandes estruturas construídas como torres de transmissão, postes de eletricidade, torres de energia ou até mesmo represas ou tanques de água
· Se um prédio com telhado em forma de lápis estiver em frente sua porta tente refletir o efeito de suas flechas de energias negativas com um espelho
· Evite terrenos de frente para estradas ou avenidas (em especial becos sem saída), ferrovias ou cruzamentos em "T". As linhas de energia produzidas levam mau Chi e são difíceis de corrigir
· Qualquer coisa reta que esteja apontada para o terreno deve ser evitada como cruzes e campanários de igrejas
· Terrenos situados próximos a igrejas, cemitérios, sepulturas, crematórios e hospitais emanam forte vibração Yin, sobrecarregando o bom Chi
· Viadutos e grandes contruções são muito maléficas. Apontam flexas de energia negativas. Evite um terreno próximo a estes locais

Equilibrando o Yin e o Yang na residência
Tudo o que sugere atividade e brilho simboliza o Yang, ao passo que tudo o que é escuro e úmido sugere a energia Yin. Para os equilíbrios de Yin e Yang em casa é muito importante a correta disposição dos móveis e a combinação de cores. A luz solar também é muito importante.
· Equilibre as cores de sua casa em claras e escuras
· Certifique-se que no mínimo uma região da residência receba luz solar, de preferência a área social
· O sol da tarde deve ser evitado
· Deve-se procurar o equilíbrio entre a sombra absoluta e a ausência do sol e a iluminação excessiva durante o dia. A sombra absoluta causa umidade e estagna o Chi, trazendo má sorte. Com luz em demasia, haverá excesso de Yang. Isto causa dores de cabeça e mau humor
· O Chi fica cansado e apagado se objetos e móveis são muito afetados pela luz solar muito forte. Para reverter esses problemas pendure um prumo de cristal em formato de bola na janela, pois melhora o Chi transformando a luz solar opressiva em arco-íris de cores
· A entrada da casa deve ser convidativa e espaçosa. Objetos com formas arredondadas propiciam o Chi positivo
· Não sobrecarregue em determinadas cores. Os tons quentes geram Yang e os frios geram Yin. Equilibre as cores nos objetos e móveis
· Uma das maneiras de medir a qualidade do Feng Shui de sua casa é observar o cresciemnto das plantas, da grama e do jardim em geral
Jardim
· Pedras e rochedos entre as plantas é essencial
· Água entra em equilíbrio com rochedos. Mas, não pode ser estagnada nem suja
· Jardins sinuosos e com níveis são preferíveis aos planos
· Sempre jogue fora as plantas mortas, pois liberam muita energia Yin


EVITE PARA NÃO TER QUE FAZER CORREÇÕES
· Não compre terrenos com ruas retas de frente para sua casa.
· Não faça entrada para carros em frente à porta de entrada da casa.
· Evite cômodos com vigas expostas.
· Quartos, estúdios e ambientes familiares nunca devem estar nos andares inferiores.
· As escadas nunca devem começar diretamente na frente da porta principal, nem ficar de frente para as portas dos ambientes dos andares superiores.
· Evite apartamentos que possuem escadas à frente da porta de entrada.
· Nunca compre uma propriedade espremida entre dois prédios altos.
· Evite residencias de frente ou próximas a grandes estruturas construídas como torres de transmissão, postes de eletricidade, torres de energia ou até mesmo represas ou tanques de água
· Evite terrenos de frente para estradas ou avenidas (em especial becos sem saída), ferrovias ou cruzamentos em "T". As linhas de energia produzidas levam mau Chi e são difíceis de corrigir
· Qualquer coisa reta que esteja apontada para o terreno deve ser evitada como cruzes e campanários de igrejas
· Terrenos situados próximos a igrejas, cemitérios, sepulturas, crematórios e hospitais emanam forte vibração Yin, sobrecarregando o bom Chi
· Viadutos e grandes construções são muito maléficas. Apontam flechas de energia negativas. Evite um terreno próximo a estes locais
· Nunca sobrecarregue os ambientes em determinadas cores. Os tons quentes geram Yang e os frios geram Yin. Equilibre as cores nos objetos e móveis· Nunca use flores secas porque possuem efeito excessivo de Yin
· Nunca coloque espelhos de frente para a cama
· Nunca coloque sofás ou camas sob vigas aparentes, pois traz má sorte
· Mantenha sempre as portas de banheiros e toaletes fechadas
· Armários e aparadores não devem ser dispostos com as arestas voltadas para a mesa de refeição
· Nunca inverta a função dos ambientes. Por exemplo, nunca coma na cama ou use a mesa da cozinha como escrivaninha. Os objetos devem ser utilizados para aquilo que foram feitos.
· Evite ao máximo os "quartinhos de bagunça". Eles só estagnam a fluência de boas energias

OBJETOS QUE ATRAEM A FORTUNA
Grande parte dos objetos que propiciam boa fortuna tem como símbolos elementos fortes da cultura chinesa. Muitos são encontrados em artesanatos como painéis, pinturas, vasos e esculturas. Esses objetos costumam ser relativamente baratos e fáceis de encontrar em lojas de presentes e curiosidades orientais:
· Um símbolo bem favorável e conhecido é o sapo, que significa a chegada de riqueza. Pode ser disposto atrás da porta principal em um vaso com planta
· Os cristais são energizantes e devem ser dispostos no sudoeste, noroeste ou no centro da casa
· Peixes de verdade ou porcelana são excelentes símbolos de sucesso e prosperidade. Coloque um perto da entrada da casa ou junto à mesa de jantar para trazer realização. A imagem pode estar em um quadro, vaso ou escultura
· Vasos chineses são ótimos para fazer fluir o bom Chi. As flores acalmam e refrescam, simbolizando fortuna e boa saúde
· Globos são ótimos para ativar os setores profissionais e de educação
· Flores recém-colhidas espalham o Feng Shui pela casa. Mas, elas devem ser tiradas logo que murcharem. Nunca use flores secas porque possuem efeito excessivo de Yin
· As trepadeiras com muitas folhas são uma das melhores coisas para se ter em casa. Elas trazem vida aos cantos e são ótimas para refletir o mal Chi de colunas, vigas e outros objetos pontiagudos
· Girassóis liberam energia Yang no ambiente
· Os deuses chineses são ótimos ativadores de Feng Shui. Fuk é o deus da riqueza, Luk significa prestígio e Sau é o deus da saúde e longevidade. Suas esculturas trazem sorte
· Luzes fortes na entrada da casa são essenciais
· Flores artificiais (de seda) são um bom Feng Shui em qualquer lugar da casa. Nunca morrem e estão sempre coloridas e alegres. Lembre-se que devem estar sempre limpas e livres de poeira
· Espelhos são excelentes quando colocados na sala de jantar. No quarto, principalmente próximo à cama, são muito ruins
· Mesas redondas são sempre preferíveis às com arestas. Não liberam o mal Chi, representando a sorte do céu
· Uma pequena fonte de água sempre é uma boa solução para contrabalançar os efeitos da energia negativa
· Esculturas e objetos de arte, se bem equilibrados nas cores e materiais, trazem ótima energia
· Objetos decorativos com símbolos de água (peixes, ondas) devem ser colocados nos ângulos norte, leste e sudeste da casa
· Moedas antigas, simbolizando o ouro e a presença de água corrente limpa e clara, trazem riqueza
· O elefante simboliza a sabedoria. São ótimos para se ter em casa
· Pinheiros, bambus, grous e pêssegos são símbolos de longevidade e saúde


O BA-GUÁ

O Ba-Guá é o principal símbolo para a prática do Feng Shui moderno. Tem a forma octogonal que corresponde aos quatro pontos cardeais da bússola e às suas quatro subdivisões. Ele comumente é usado para melhorar o Feng Shui de sua casa, dividindo-o em oito setores ou ângulos. Esses setores são identificados de acordo com as direções da bússola e cada setor é relacionado a uma aspiração de vida.
Essas aspirações referem-se a: educação e espiritualidade, relações e saúde na família, relacionamentos e perspectivas de casamento, prosperidade e riqueza, reconhecimento profissional, criatividade e sorte dos filhos, trabalho e amigos. Cada aspiração está simbolizada por um trigrama (símbolo retirado do I Ching). Com o Feng Shui, é possível estimular essas aspirações em benefício dos moradores.
No Ba-Guá também estão localizados diversos atributos que estão incorporados às oito direções principais do Feng Shui. Cada símbolo corresponde a um Kua (ou lado) que está em harmonia com o seu oposto, que é, na realidade, seu complementar. Estas relações entre os elementos de cada ângulo e seus ciclos produtivos e destrutivos devem ser consideradas pela maneira como essas relações se projetam nas plantas, cores e móveis de sua casa.

OBJETOS DE ARTE NA DECORAÇÃO
A importância da arte na nossa vida; podemos dizer que as culturas nos primitivos produziam arte. Se há algo que nos distinguem dos animais é a nossa capacidade e necessidade de criar arte.
Inicialmente vemos os objetos, tomamos consciência dele, sua significação em nossa opinião, se gostamos ou não, ou que outras emoções e sensações nos provoca, tomamos consciência do objeto e seu contexto. Embora não haja uma regra que possa ser usada indiscriminadamente, podemos sugerir diretrizes ao escolher objetos que vão decorar um ambiente.
EVITAR:
Ilustração onde haja animais mortos
Ilustração de desastres ecológicos, ruínas, incêndios, devastação.
Ilustração de sol, poente e lua minguante.
Ilustração de pessoas mortas tragicamente.
Ilustração de pessoas com expressão triste, sofridas desesperadas
Ilustração sombrias com predominância de cores: preto, cinza escuro, roxo,
vermelho e verde musgo.
Ilustração de cenas de miséria, fome, guerra, violência e covardia.
RECOMENDÁVEL:
Ilustração da natureza:
Rios encachoeirados, vastas plantações, cachoeiras, mar plácido ou com ondas, céu, nascer do sol, montanhas ao longe, jardins,balões coloridos em pleno vôo entre nuvens, revoadas de pássaros, peixes (vivos), baleis, golfinhos, filhotes de animais, ninhos com ovos e ou filhotes, árvores frondosas.
Ilustrações de conquistas do homem:
Monumentos da humanidade, Aviões, locomotivas, edifícios, carros, palácios, estátuas.
Ilustrações afetuosas
Praias, dança, mulher grávida, idosos, crianças, casais.
Ilustrações de expansão
Mapas céu estrelado, estradas virando montanhas, pássaros voando, planisférios.
Ilustrações de alegria
Festas populares e folclóricas, balões coloridos, cenas de circo, crianças brincando.
Variedades
Músicos, artistas, artes abstratas de cores fortes e vibrantes.

SE PRECAVENHA CONTRA

Montanhas ingremes, céu com raios, mar revolto, desertos de areia,incendios, tempestades, atmosféras tempestuosas. Ilutrações nesse genero nunca devem predominar em qualquer ambiente, ou ocupar locais
nobres onde a vista bate ao entrar ou repousa quando se esta sentado.

Todas esta orientação vale igualmente para esculturas, fotografias e tapeçarias.
Qualquer objeto de arte independente de sua qualidade ou falta de, gera um campo de influências em vários níveis, mas sempre importantes o suficientes para receber nossa atenção

HARMONIZE
Sucesso e fracasso n ão medem estatura moral e Humana.
O feng shui é uma ferramenta para melhorar as chanches de sucesso de quem a usa; técnica fundamentada em profundos conhecimentos ocultos, tambem possui certas travas de segurança, como por exemplo as cores.

CORES VANTAJOSAS PARA EXTERIORES DE PRÉDIOS COMERCIAIS

-----------------COR

NEGÓCIOS

AZUL
VERDE
ROSA
VERMELHO
BRANCO

PRETO/

CINZA

AMARELO

/ BEGE

PÚRPURA

OUTRAS

CORES

Agência    
sim
sim
sim
       

Galeria de arte

   
sim
sim
sim
       
Padaria      
  sim
   
   multicolorido

Estúdio de artista

 
sim verde escuro 
 
sim preto 
 
 sim
   

Locadora de carros

          sim preto
sim
   
Papelaria        
sim
sim preto
sim
   
Empresa de computação   sim verde escuro      
sim
sim
   
Incorporadora  
sim
 
sim
         

Escritórios de executívos de criação

 
sim
 
sim para púrpura
sim
não
não
   

Estúdio de TV. e gravação

sim azul claro sim verde escuro          
sim
multicolorido
Funerária
sim
     
sim
sim
     
Mercearia sim azul claro sim verde claro        
sim
   
Biblioteca  
sim
 
sim
  sim preto/ cinza
sim marron escuro
sim
 
Loja de mat. elétrico      
sim
     
sim
 
Loja de discos  
sim
      sim ou preto ou cinza
sim marron escuro
   
Estacionamento sim azul claro sim verde claro    
sim
sim
     
Farmácia sim azul claro sim verde claro
sim
 
sim
       
Sala de paranormal   sim verde escuro  
sim
  sim preto  
sim tudo
 
Cons. de psicólogo   sim verde escuro  
sim
  sim preto  
sim
 
Imobiliária  
sim
   
sim
   
sim
multicolorido
Supermercado sim azul claro
sim
         
sim
 
Loja de brinquedos        
sim
      multicolorido
Locadora de vídeos        
      multicolorido
Loja de vinhos  
sim
sim
não
sim
sim
sim
não

tudo menos vermelho ou púrpura

Rossback, Sarak. Feng shui: The Chinese Art of Placement. Nova York: E.P. Duttom,1983

Em futura publicação: Como tratar os interiores de Lojas.

EQUILIBRIO ENERGÉTICO

A antiga ciência chinesa, que estuda o meio ambiente e as relações de vivência com as pessoas está sendo utilizada com muita propriedade, visando a harmonização e equilíbrio energético. As energias do CHI que passam pelo local da residência ou escritório, podem afetar muito a saúde das pessoas que ali permanecem, dependendo da posição das residências  em relação ao terreno, moveis, aparêlhos elétricos.  Através de estudo de cada ambiente, as paredes devem receber pinturas adequadas na freqüência  vibracionais   das cores escolhidas , eliminando radiações às pessoas dando a sensação de equilíbrio, normalidade e Bons Fluídos.As técnicas do feng shui podem ser aplicadas em sua residência ou Comércio visando o equilíbrio dos cinco elementos da natureza  verificando a situação atual e propor alterações para a harmonização.                                                      

RESUMO DAS CARACTERISTICAS DE UMA HABITAÇÃO SAUDAVEL:   Atmosfera repleta de íons negativos ( obtidos através de ionizadores e de aquecimento(se necessário) tipo eletrônico). Cômodos com vistas para paisagens alegres, agradáveis, sugestivas e plena de vegetação.   Evite todos os tipos de ruídos inúteis, evitando também incomodar as outras pessoas com eles.Todos os materiais isolantes deverão ser feitos de substâncias naturais (madeira, cortiça, lã, etc.)   Quadros pintados com pigmentos minerais; levar em conta as regras da cromoterapia. Evitar as tintas sintéticas.

Nota otimista: A seriedade e a profundidade dos estudos que acabamos de mencionar geram a convicção de que o poder é conseqüência da sabedoria . O poder de fazer recuar a influência do mal e instaurar o reino do bem, trabalhando em causas profundas e não mais nos sintomas aparentes.

Para obter mais informações entre em contato com: E:mail. zu@jd.arq.br
Nome:
profissão
e-mail:
 
cidade
cep

Escreva sua mensagem: